Gostou?

Share |

Os muito Beatlemaníacos que me perdoem, mas Elvis é fundamental.


Música boa é aquela que se ouve e se gosta. Simples assim.

Juro a vocês que tentei milhares de vezes ouvir Beatles, mas, dificilmente consigo ouvir uma música deles até o fim, simplesmente, porque eles são chatos.

Aliás, conheci poucos Beatlemaniacos de verdade (só dois), porque o resto que diz “cutir Beatles para caráleo”, no fim, não passam de criaturas pseudo-cult-intelectual. Entram naquele grupinho de gente que adoram citar Clarice Lispector e Nietch (estou sem saco de procurar como se escreve o nome desse cara no Google- você também faz isso né? rs).

Admito que os Beatles exercem bem mais influência nas bandas da atualidade, inclusive, nessa enxurrada de bandas emos dos infernos!

Porém, meu xodó sempre será o Elvis. Adoro a cafonice declarada, o gingado do blues, as letras de amor piegas, aquele rebolado descarado e, claro, o fato do Elvis ser gato pra caramba!!!

Ah o requebrado do Elvis! Ele é o único homem que conheço que requebra, rebola e faz pole dance e não parece viado, muito pelo contrário, exala testosterona. Confira:

Ninguém nega a capacidade vocal do Elvis. O cara fazia miséria numa capela ou com o mínimo de batuque.

Blue Moon – música para acordar num domingo frio e preguiçoso com cheirinho de café!

Elvis exerceu uma forte influência em The Beatles que, por sua vez, tiveram uma carreira meteórica e, chegaram a superar o rei, em popularidade, nos EUA na metade da década de 60.

Reza a lenda que Elvis tentou vetar o “enraizamento” dos Beatles nos EUA, seja por inveja ou por discordar da filosofia “não à guerra e sim às drogas”. E, ironicamente, na fase mais decadente, Elvis regravou algumas músicas do Beatles para alavancar sua carreira.

Mas, aqui há de ressaltar algumas coisas: Elvis teve 23 anos de carreira enquanto The Beatles teve, se não me engano, menos de 10. Ninguém conseguiu ter mais de 20 anos de carreira sempre em alta, nem Elvis.

Musicalmente falando, The Beatles nunca estiveram em baixa, mas, a briga de egos entre seus integrantes deixou a situação “in off” da banda insuportável, e ainda tiveram a Yoko Ono como gota d’água. Se os integrantes continuassem com a banda, certamente, fariam vários álbuns sem tanto sucesso, já que esse é o movimento natural de qualquer cantor ou banda com uma longa carreira.

Também se discute quem vendeu mais discos. Não há unanimidade. Eu, particulamente, acredito que tenha sido o Elvis, não por ele ser o melhor, mas pelo fato de ele ter mais que o dobro de tempo de carreira que os Beatles e ter um número bem maior de discos novos lançados.

É aquela coisa: gosto não se discute, e cada um ouve o que quer! No fundo, os Beatlesmaniacos devem respeito ao Elvis por ele ter sido uma influência declarada, e, os amantes de Elvis precisam entender que os Beatles têm maior influência nas melhores e piores bandas da atualidade.

Mas, para mim, em comparação ao Elvis, The Beatles são um grupinho de crianças brincando de cantar.

2 Response to "Os muito Beatlemaníacos que me perdoem, mas Elvis é fundamental."

  1. Anônimo says:

    Sou pesquisador musical,gosto muito dos Beatles e do Elvis,e sobre essa questao de quem é melhor é questao de gosto,e quem fez mais sucesso também é complicado dizer pois Elvis explodiu em meados dos anos 50,mais precisamente em 1956,numa época complicada,pois era acusado de corruptor da juventude,banido em muitas rádios,boicotado pelas autoridades nas cidades em que se apresentava em shows,que pediam para ninguém comparecer(mesmo assim seus shows batiam recordes e vendiam todos os ingressos),existia uma barreira muito grande contra o Elvis e o rock and roll nos anos 50 de um modo geral,mesmo assim o Elvis foi tao forte quanto The Beatles que em 1964 nao encontraram essas barreiras,tinha uma máquina promocional e um empresario com muito mais visao que o empresario do Elvis que mesmo mundialmente muito famoso,nunca fez um tour em outros paises(Somente no vizinho Canadá em 1957)pois seu empresario era imigrante ilegal e temia se dar mal por causa de documentos,entao nunca atendeu as somas astronomicas para apresentaçoes do Elvis na Europa,Japao,Australia e muitos outros paises,seus fas de outros estrangeiros so tiveram oportunidade de ver um show completo do Elvis num programa via satellite em 1973 que bateu todos os recordes de audiencia inclusive a transmissao do primeiro homem a pisar na lua,nesse show ele cantou seus sucessos e cantou uma musica dos Beatles,Frank Sinatra e outros nomes,mas isso nao foi para alavancar uma carreira em decadencia,pois na decada de 70 e todas as vezes que ele cantou musicas dos Beatles sua fama e sua carreira estava em alta,o ponto baixo de sua carreira foram nos anos de 1966,67 e parte de 1968,época que os Beatles faziam mais sucesso,pois o Elvis estava somente fazendo filmes e gravando trilhas sonoras desses mesmos filmes que ele proprio as vezes tinha vergonha de está fazendo,essa foi realmente a fase de maior baixa na carreira que numa analise verdadeira nunca houve decadencia,nessa época suas vendas cairam muito,seus filmes na maioria eram de baixo orçamento,somente explorando seu nome,pois tinham bilheterias garantidas alem das trilhas baseada nas historias dos filmes,sem contar que ele preso aos contratos dos filmes nao fazia show desde anos 50,somente em dezembro de 68 depois de um especial de tv ele volta a ser o verdadeiro Elvis e já em 69 ele estava novamente no auge,parou de fazer filmes voltou aos shows e a gravar musicas de carreira e estava no topo novamente junto com os Beatles,Rolling Stones,The Doors e outros nomes da época e do topo ele nao saiu até morrer em 77,a decadencia tao falada dos anos 70 se refere ao seu estado fisico que a partir de 75 perdeu totalmente o controle,engordou demais,ficou viciado em drogas receitadas por medicos comprados e nisso e começou a fazer shows que nao honrava com sua fama e seu nome,mas continuavam super lotados e muito requisitados em todos os lugares do mundo,so que infelizmente como ja falei so se realizaram nos E.U A.
    Por isso acho que Elvis(por tudo que escrevi e The Beatles(por tudo que fizeram,musicas memoraveis,shows no mundo inteiro etc.)sao os maiores nomes da musica mundial em todos os tempo.

    Matheus Campos
    Pesquisador musical.

    Anônimo says:

    parabéns matheus, brilhante análise cronológica da cerreira destes ícones da música, chegamos então a conclusão, creio eu, que elvis só não foi mais porque seu empresário (que sói lhe foiútil no início de carreira), o prejudicou e Elvis tinha tudo para sucumbir, com os filmecos as turnes cansativas, as músicas escolhidas pela gravadora, a obesidade mórbida, as doenças que ele tinha, mais produtores paupérrimos(elvis até era melhor produtor do que felton jarvis, oficialmente produtor do rei), enquanto outros astros viajavam o mundo inteiro, elvis cantava em cidadezinhas do interior dos EUA, OU SEJA SOBREVIVEU A TUDO ISSO E CONSQUISTOU POR SEU TALENTO INIGUALÁVEL, TODO O PLANETA.

Postar um comentário

Powered by Blogger