Gostou?

Share |

Ser Nerd ou não ser? Eis a polêmica no #NOBCriciuma6


Todo mundo está careca de saber que ajudo a organizar os NOBs em Criciúma/SC. NOB significa: Nerds on Beer ou Nerds on Bar. É apenas um encontro de pessoas que interagem por redes sociais, dando a oportunidade de se conhecer pessoalmente.

Há quem diga que quem vai em NOBs não são os nerds e sim os geeks (pois estes sim são viciados em tecnologia). Aos poucos, vejo que os NOBs estão se tornando em GOBs.

Há quem dá importância à terminologia, e, tem gente que, como eu, não dá a mínima pra isso. Sendo advogada, tenho várias terminologias errôneas para debater exaustivamente nas próximas cinco encarnações. Não preciso de mais uma. Grata.

Seja NOB ou GOB, esses eventos são abertos a todos, independente do estereótipo da pessoa, ou seja, podem ir nerds, geeks, putas, maconheiros e por aí vai...

Estou eu lá bem quietinha, na minha, divulgando mais um NOB em Criciúma (que, por mim, continuará se chamando NOB por tradição) e me vem um Troll fanfarrão e posta o seguinte o comentário:


“Anônimo says:

14 de dezembro de 2010 13:33

Não existe movimentos sociais NERD. Todo movimento social não pode ser NERD, e ainda mais com cerveja junto. Se você bebe e sai com os amigos e não leva o computador, você não é nerd, apenas uma pessoa que gostaria de ser mas não é, just it. Mas isso é culpa da mídia que mudou o esteriotipo dos nerds, colocando a sua classe na moda.

Repito, NERD não tem movimento social, apenas e exceto clubes de luta de Senhor dos Aneis e reuniões de RPG de papel.

Nerd, vocês nunca serão!
Nunca...”

Em princípio, pensei em não responder, pois é essa a conduta mais eficaz contra gente que trolla nos comentários. Afinal, todo troll merece falar com o meu vingador. rs Mas acho a discussão limpa, educada, num post adequado válido. ;)

Nunca ri tanto na minha vida. Quem diria que eu, a Prisciloka, a Pachecão, a Olhos Fundo de Garrafa, a Tira esse Bundão Daê ... iria, um dia, defender sua posição de Nerd (quem riu dos meus apelidos vai arder no fogo do inferno).

Sim, eu posso falar sobre ser NERD. Aliás, nasci na época em que nerd era um dos piores xingamentos que alguém poderia receber.

Tem gente como esse anônimo aí de cima que relaciona ser Nerd com computador. Não. Já era nerd na época em que computador era coisa rara e qualquer produto tecnológico não estava ao alcance da classe média baixa.

Mas, então, quem eram os Nerds na prática?

Se tu não eras atleta, nem pegador, nem puta, nem rico, nem lindo, não tinha uma banda, etc., etc ... tu eras excluído, logo, eras um nerd.

Normalmente, esses excluídos eram CDF's (cabeça de ferro, inteligentes), com dificuldades de se interagir e com interesses incomuns. Até podia ser RPG como o anônimo aí de cima disse. Mas os interesses eram mais amplos como poesia, seriados, ufologia, meditação, religião, filosofia e por aí vai...

Hoje, há várias categorias e subcategorias de Nerd. Isso é coisa da nova geração. O Nerd do anos 80 e início dos anos 90 não era importante o suficiente para ser catalogado. O sonho de todo nerd era ser invisível!!

O terror dos nerds nos anos 80 e início dos 90 (que é minha época) não tinha nome. Hoje tem: bullying.

O bullying era movimento natural da estrutura escolar. Como se fosse uma cadeia alimentar, afinal, é da natureza o gavião comer a cobra.

Sim. Todo nerd dessa época sabe o que é ouvir as maiores atrocidades de cabeça baixa: Ser chamada de nerd escrota. De ser impedida de sentar na sombra da árvore no recreio. De ver o nome “feia” escrito ao lado do seu na chamada. De rirem da tua cara por levar uma goiaba de lanche. De te vaiarem só porque teu poema de amor ganhou o concurso literário. Ver o carinha por quem tu nutres uma paixão platônica dar de presente uma flor para a menina mais popular do colégio.De rirem da tua cara das raras vezes que se atrevia a se arrumar um pouco mais para o colégio. De fazerem aposta para ver quem cospe primeiro no teu tênis novo. Etc. Etc. Etc.

Acredite, passei por tudo isso e, todo nerd da mesma época que eu, também, passou. Não adiantava reclamar com a direção, com os pais, com o papa. Omissão era a palavra chave. Dizia-se que os próprios jovens deviam resolver seus problemas sozinhos. Interferência só se houvesse violência física. O sistema não sabia que uma palavra ou um gesto fere muito mais que um soco.

Às vezes me pergunto por que os nerds da época não saíram no soco com os retardados que os incomodavam. Mas, se eu, por exemplo, metesse na cara de umas dessas loirinhas peitudinhas que risse do fato de eu usar óculos de fundo de garrafa, certamente ganharia uma sova na saída da escola de alguns dos fãs que essas meninas possuíam na época.

Mas a minha geração nerd cresceu e apareceu. Essa geração do quase-trinta/trinta e poucos anos consolidou a internet, invadiu os meios de comunicação e hoje controla a mídia.

O fato do nerd passar a vida inteira excluída do círculo pop (em que os interesses são limitados) permitiu que o nerd se aprofundasse pelo que bem entendesse, variando a sua área de atuação. Hoje, esses nerds estão em cargos dominantes na mídia, na política, no mundo jurídico, na informática.

A verdade é que o nerd dos anos 80 e início dos anos 90 estão muito bem profissionalmente hoje. Dominamos o mundo e hoje somos o exemplo.

O nerd dessa época sabe que é inarrável a sensação de descobrir que aquela guria que te zoou durante o ensino médio é, hoje, mãe solteira e caixa de supermercado.

Hoje, ser nerd é estiloso e bullying é inaceitável.

A minha geração de nerd conquistou o mundo e pode fazer qualquer coisa. Inclusive ir num bar e beber cerveja.

Logo, você nerd da nova geração que é todo “popzinho” e tem orgulho de dizer que é nerd: MUITO RESPEITO COMIGO E COM A MINHA GERAÇÃO!!!! Se não fosse por nós, tu estarias choramingando num canto do colégio de tanto ser zoado.

Agora, respondendo ao Troll:

Não existe movimentos sociais NERD. Todo movimento social não pode ser NERD, e ainda mais com cerveja junto.” - Oi? Tu sabes o que é movimento social? Movimento social tem por finalidade defender alguma minoria. NOB é um encontro comum para pessoas comuns que utilizam alguma rede social, ou não. SEM PRECONCEITOS. Aprenda noções básicas de sociologia antes de se manifestar.

Se você bebe e sai com os amigos e não leva o computador, você não é nerd, apenas uma pessoa que gostaria de ser mas não é, just it.” - A relação entre Nerd e computador é muito relativa. Há nerds, por exemplo, que se dedicam à literatura e não lêem nada que não seja impresso ou em livros. São nerds old school, sacas? Mas eles, provavelmente, não são da tua época. Outra: tu achas que eu queria ser nerd? Tu não sabes quantas vezes eu orei para Deus nascer de novo e não ser nerd. Não fala do que tu não sabes.

“Mas isso é culpa da mídia que mudou o esteriótipo(sic) dos nerds, colocando a sua classe na moda.”- Isso é verdade. O estereótipo do nerd mudou. Na minha adolescência, o fato de ser nerd me impedia de fazer muitas coisas por puro preconceito. Mas como eu já disse, minha geração nerd que domina a mídia começou a difundir a idéia de que o simples fato de ser nerd não impede de se sair com amigos e beber cerveja, por exemplo.

Por último, uma foto minha no ápice da minha “nerdisse”, numa época em que o fato de eu ser nerd podia me fazer sentir qualquer coisa, menos orgulho (vai me dizer que o tempo não me fez bem? haha):


45 Response to "Ser Nerd ou não ser? Eis a polêmica no #NOBCriciuma6"

  1. Unknown says:

    Pois é,eu sempre fui popular no colégio.Mas nunca zuei as pessoas que não eram porque na periferia isso dava briga feia.
    Bulling é coisa de riquinho em colégio de riquinho.
    Boa resposta para o troll.

    Anônimo says:

    Priscila te é NERD pra cacete hehhehhe
    Mto bom o texto...

    Esse frase é mto verdade: O nerd dessa época sabe que é inarrável a sensação de descobrir que aquela guria que te zoou durante o ensino médio é, hoje, mãe solteira e caixa de supermercado.
    Até rimou e dá música kkkkk

    Tbém sou NERDDDDDD

    bjuuuuu PUKNAUM

    Anônimo says:

    Vai ter suruba nesse NOB igual teve no tal do #miragepart???

    Anônimo says:

    Trollagem ruleia!

    f* yeah!

    Guilherme says:

    Não ligo para termos e suas abreviaturas (NERD, GEEKS, CDF, cpf, rg, cpmf essas coias, mas se eu sou ou não NERD faz diferença pra alguem além de mim?

    Curto HQs, astronomi, filosofia, ufologia e tudo que terminar em gia, incluindo uma orgia se for bem feita hehe, mas e dai ? o anomino que se F*** isso sim asuausaush

    excelente texto...
    =**

    Anônimo says:

    Tuas razões são supremas!

    Chato mesmo é o nerd de boutique, o modernoso que se atola de tecnologia e devora coisas da cultura pop-nerd achando que nerd é uma espécie de título de nobreza. Essa gente não viveu na pele as grandes emoções descritas no teu texto.

    Atuar nerdice é coisa de gente que só ouve The Doors, arrota Carl Sagan, faz de Bíblia 'O Guia do Mochileiro das Galáxias, assistem o seriadinho da moda e pagam pau pra Apple, tolices que constróem a nerdice chique. São pops interpretando nerdice sem saber que o nerd verdadeiro cultua paixões que não fazem parte do trenzinho interativo da galera.


    Belíssimo texto!

    E viva a nerdice tradicional!

    Chicuta:
    Já me disseram isso. Quer estudar em colégio do Estado o coro come. Mas em colégio de fresco é assim que funciona mesmo.

    PUKNAUM: É. Sempre fui nerd pra cacete. Pergunte à minha irmã que até hoje me "xinga" de nerd. hahah

    Guilherme: Tens toda razão. Aliás, essa é a vantagem de se viver hoje em dia: poder gostar do que bem entender, inclusive de orgia! ;)

    Anônimo says:

    *MIMIMIMI PEOPLE DETECTED*

    Filipe says:

    Muito boa explicação sobre a evolução dos Nerds e o que hoje é ou não aceitável.

    Sobre os comentários anônimos, apenas ignore-os.

    Quem se esconde por trás de fakes ou comentários sem assinaturas, vai ser sempre aquele Nerd da década de 80 frustado e muito covarde. Incapaz até de sustentar as suas opiniões.

    Bjs

    kaworu says:

    embora nao tenha muito conhecimento de quem frequenta o NOB, relamente eles parecem estar mais pra geek que nerd, mais em momento algum esse troll parece saber o q é nerd, ou ser um!

    Anônimo says:

    "Sim. Todo nerd dessa época sabe o que é ouvir as maiores atrocidades de cabeça baixa: Ser chamada de nerd escrota. De ser impedida de sentar na sombra da árvore no recreio. De ver o nome “feia” escrito ao lado do seu na chamada..."

    #NOP
    Nerds on PalmSprings

    Anônimo says:

    Se você ver pessoas no #NOB tomando chocoleite, seremos nozes, os trolls fanfarrões o/

    Kira says:

    Pra começar, penso que alguem que se "auto-entitula" NERD, nunca de fato o será.

    E beber cerveja distorce completamente o já enfraquecido estereótipo. NERDS BEBEM CHOCOLEITE!!!!11 o/

    Anônimo says:

    hehe boa Pri!! ..ah gostei da fotinho tbm!!! bjs

    @heronkeller

    Unknown says:

    Quem bebe chocoleite não é NERD,é viadinho.Se eu ver alguém bebendo chocoleite no NOB dou um tapasso na orelha.

    Troll 2 says:

    o/
    Vamos tomar chocoleite no #NOB #NOC #GOB

    PS1: não sou mais anônimo

    Anônimo says:

    Essa pessoa que se manifestou em anônimo não deve ter dado o cú essa semana e é um baita de uma covarde.
    Não sabe ela o que era ser "NERD" e "CDF" nos anos 90. Eu passei por tudo o que voce passou, era motivo de piada no colégio e vivia sendo trollada porque ia bem nas matérias. O "NERD" de ontem não tinha vida social e tinha tempo de sobra para estudar horrores. Era o meu caso, e o fato de sempre visar o orgulho dos meus pais tb ajudava.
    O acesso à informação hoje em dia (com o advento da Internet) é muito fácil, com dois cliques você consegue livros e filmes, fora o resto. Qualquer Zé Ruela consegue ser cult atualmente. Basta querer.

    Beijo, Prigostosa!

    Milora.

    Anônimo says:

    Terá que dar tapasso em uns 10 :D

    Troll 2 says:

    MIMIMIMIlora fazendo MIMIMIMI!

    Troll 1 says:

    Caraca, mas a galera aqui não sabe brincar mesmo heim..

    Agora, eu to vendo NERD que se acha valentão e mal educado.
    "Irei dar tapaço na orelha", "Por que não deu o cú".

    Bah, até onde eu sei, todos que falam isso, são NERDS, e se realmente o são, deveriam saber que paciência e respeitar os outros é uma virtude. Assim como vocês foram vitimas em seus respectivos tempos, deveriam saber respeitar os outros. E não me venha dizer que na decada de 90 era trollada por ser nerd, por que também fui e não fiquei triste nem de MIMIMI por causa disto, alias, continuei estudando a mesma coisa. Por favor senhores, isso é um lugar de brincadeiras. Não é um palco de guerra.

    Troll 2 says:

    Troll 1 Wins!

    Marcus says:

    http://www.eunaosounerd.com.br/index.php/2010/12/15/nob6-criciuma-dia-1712-no-hobby/

    Campanha em solidariedade ao #NOB6

    Miguel says:

    Caara, lendo esse post me deu vontade de ir no Nob q vc tah organizando.. passei por isso tb! o//

    Kira says:

    Estamos lutamos por nosso direito de ir ao NOB beber CHOCOLEITE!!!! o/

    "Arise! Arise, Riders of Theoden! Spears shall be shaken, shields shall be splintered! A sword day... A RED DAY!!!!" (Rei Theoden, dos cavaleiros de Rohan)

    Anônimo says:

    Huuum, o valentão mal comido nos conhece bem, hein?

    Milora.

    (antes que vc venha com a réplica que EU sou mal comida... haha super me revolvo, pseudo-NERD.)

    Kira says:

    Cara MIMIMIlora.

    Vc usa argumentos extremamente pejorativos para alguem que aparentemente compõe uma turma tão amigável, como estes "quase-nerds".

    A alta cúpula do #NOB + #NOC deveria banir vc.

    Anônimo says:

    Haha, citando o Senhor dos Aneis para se achar o cara!

    via @vinny_funny

    Anônimo says:

    é a Mi acima.

    Miguel says:

    Cara, nerds nao sao amigáveis.. Internet e video-game, por exemplo são lugar de mt ódio.. Com certeza nao falaria essas coisas na cara de ninguem.. x)

    Troll 1 says:

    "Se disserem mal de ti com fundamento, corrigi-te. Do contrário ri e não faças caso" Epictetus.

    Anônimo says:

    MI MI MI MI

    Não Miguel... nerds não são amigáveis.... fato!

    mariana says:

    Bah...pior q os trolls estao ganhando a parada, a briga tah boa, melhor q UFC!!!

    PS: @rchicuta vou tomar chocoleite no #NOB6 em tua homenagem.

    PS²: Não sou nerd, mas to curtindo, blog da Pri nunca foi tao bom!!!

    @mirind4

    Ah!! Eu nao acredito em nerds!!! Soh em Ets!

    Troll 1 says:

    "We, Trolls are a Legion"
    Without mercy, enjoy with us.

    Unknown says:

    Eita,ainda bem que o cara disse que eu sou mau educado porque não dei o cú.Olha,não dei mesmo e nem vou dar.

    Anônimo says:

    Chicuta, se não tem nada pra falar, nem posta c***!

    Unknown says:

    Anônimo,eu não respeito pessoas que não dão a cara a bater.E cu é sem acento. Sempre erro.

    Anônimo says:

    *MI MI MI MI*

    Anônimo says:

    Vou tomar uma GARAFA de chocoleite!

    Anônimo says:

    epa, não fala da garafa, que essa é do troll 1!

    Anônimo says:

    Receita
    Suco de coco fácil!

    Ingredientes:
    - Pedaços de coco sem casca só a parte branca
    - Água
    - Leite condensado
    - Açúcar
    - Gelo

    Modo de Preparo:
    Bata no liquidificador os pedaços de coco com a água e adicione o açúcar
    Depois o leite condensado a quantia que preferir, quanto mais colocar mais doce irá ficar
    Depois adicione o gelo
    Se preferir coe depois.

    Troll1 says:

    Os NERDS estão calmos hoje não...?
    Troll2 espantou eles.

    Troll 3 says:

    Amigos trolls, já providenciei alguns 'engradados' de Chocoleite!! Irei repassar os valores para seus emails.

    Nos vemos na sexta! o/

    Troll 2 says:

    eu não deixei meu email... ;(

    Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

Powered by Blogger