Gostou?

Share |

Em defesa do policial que brincou com a vaca da Cow Parade



Essa semana, caiu na NET a foto de um PM de Santa Catarina fazendo creu em uma das esculturas de vaca da “COW PARADE” na cidade de Florianópolis/SC.

Não foi raro ouvir diversos comentários no sentindo de que os tais policiais desonraram a farda, que deveriam prender bandido ao invés de ficar brincando, que é por isso que tem tanto traficante por aí, que é uma pouca vergonha, que isso só podia acontecer no Brasil mesmo, indignados se perguntando: é esse o país que vai sediar a Copa? , e assim por diante.

A sociedade queria uma resposta da PMSC e esta veio prontamente nos seguintes termos:

"Condutas incompatíveis com as estabelecidas em nossos códigos e regulamentos são combatidas pela Corporação e igualmente repudiadas pelos policiais militares compromissados com seu trabalho.

O lamentável episódio da publicação em imagens em veículos de comunicação e em redes sociais na internet, acerca de policiais posando para fotos com um dos exemplares da Cowparade, constitui-se em um fato isolado, o qual não reflete a conduta devotada e o compromisso inequívoco de preservar valores morais, qualidades forjadas em cada policial militar na missão diuturna de proteger as pessoas e levar segurança aos catarinenses.

Nesse sentido, foram adotadas as seguintes medidas:

a) Afastamento dos policiais militares identificados, os quais responderão a processo administrativo

b) Instauração de Sindicância pelo comando do 4º Batalhão de Polícia Militar."

Sinceramente, caro leitor, não entendo o porquê de tanto alarde. Ok. Admito que a conduta dos policiais fora inadequada, mas desnecessário é fazer uma tempestade num copo de água.

A profissão “policial” é uma das mais estressantes de todo mundo. Principalmente aqueles que vão para a rua para garantir a nossa segurança. É pressão o tempo todo.

O policial tem hora para sair de casa, mas não sabe que horas irá chegar. Pode ser que ele fique ferido, paraplégico, cego, inválido de qualquer forma na tentativa de defender eu, você e a todos que nos rodeiam. Pode ser que ele nem mesmo volte.

Esse mesmo policial ganha muito pouco apesar da essencialidade da sua profissão em nossa sociedade. Mal consegue sustentar a sua família, isso sem contar que o policial militar de SC é um dos piores remunerados do Brasil.

Ele arrisca a sua vida e o bem estar de sua família por uma merreca de salário. Enquanto os deputados federais e juízes aumentam o seu próprio salário, os policiais civis tem que ficar chamando a atenção da sociedade e do Poder Público por meio de paralisações.

Enquanto o tráfico é altamente armado com mini basucas, metralhadoras, granadas e munição a vontade... a Polícia Militar tem que se virar com pistolinhas e viaturas caindo ao pedaços.

Isso sem contar que o número de policiais ativos está sempre aquém do mínimo necessário para que se possa efetuar uma segurança efetiva.

A mídia e as pessoas de um modo geral enfatizam a foto do policial com a vaquinha. Mas quando um dos nossos policiais é morto em serviço, para nos proteger, quem de nós se esforça para prestar os sentimentos de apoio à família que ficou órfã? São heróis que morrem sem desfrutar dos louros da fama.

Esse é o retrato da nossa polícia. Não me surpreendi com as fotos do policial brincando de “creu” com a vaquinha. Sabe, se eu tivesse uma profissão tão estressante quanto a dele, iria querer extravasar, nem que fosse por alguns poucos minutos, toda essa tensão que o trabalho requer.

Esse tipo de atitude pode ser até considerada normal entre os “fardados”. Não é raro aparecer por aí vídeo de militares, em expediente de trabalho, de todo o mundo fazendo dancinhas idiotas ou fotos de pose homossexuais só para distrair.

Não é exclusividade da Polícia Militar de Santa Catarina. Quem não se lembra da febre da dança do siri? Essa dancinha tem a sua versão camuflada também:

E vocês lembram daquele policial militar de São Paulo que dançou axé e que foi parar no Jornal Nacional?

Inclusive os temíveis fuzileiros navais americanos já foram flagrados em poses nada usuais. Não é uma exclusividade brasileira. No youtube tem vários militares de todas as partes do mundo fazendo esse tipo de brincadeira:

Soldados americanos no Iraque

Soldado dançando Michael Jackson. As mina pira na camuflagi.

Soldados improvisando rave dançando com metralhadora na mão.

A Corregedoria da Polícia Militar frisou que as condutas incompatíveis são repudiadas pela Corporação. A população se pergunta aos gritos onde está a honra pela “farda”.

Mas o que desonra mais a Polícia Militar: uma foto inadequada ou os baixos salários, a falta de efetivo e o armamento defasado que é disponível aos nossos policiais?

Os que criticam o policial militar que posou com a vaquinha são os mesmos que vaiaram os bombeiros há um tempinho atrás quando eles fizeram greve por melhores salários. E, hoje, estão aí, dando “vivas” aos “vermelhinhos” que, apesar da péssima remuneração, estão tirando pedra por pedra na brava tentativa de encontrar sobreviventes no desabamento dos prédios no centro do RJ.

Infelizmente, a mesma mão que bate é a mesma mão que aplaude nesse teatro hipócrita que insistimos em chamar de democracia.

2 Response to "Em defesa do policial que brincou com a vaca da Cow Parade"

  1. Você está utilizando minha fotografia sem autorização. Peço que retire a mesma de seu blog!
    Caso contrário farei com que seja removida reivindicando meus direito AUTORAIS E PATRIMONIAIS DA MESMA.

    Caro Eduardo,
    Infelizmente não foi possível atender a sua solicitação.
    Maiores explicações, acesse: http://nirvanamental.blogspot.com/2012/02/resposta-ao-autor-eduardo-valente-foto.html

Postar um comentário

Powered by Blogger