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Marketing Político Digital no pós-campanha

Fazia tempo que queria postar sobre isso, afinal, trabalhar com redes sociais em campanha política me obrigou a acompanhar a repercussão de vários candidatos na internet, e, é uma coisa viciante, pois, até hoje, não parei de espiar. rs

As eleições passaram e os eleitores que acessam a internet, principalmente as redes sociais, puderam perceber a “invasão” de políticos na web com seus perfis, sites, blogs e redes próprias.

Apesar da TV ser, ainda, a principal ferramenta de mídia utilizada pelo povo brasileiro para decidir seu voto, a internet teve um importante papel nas eleições: a de estreitar a relação entre o candidato e o eleitor.

Infelizmente, muitos candidatos descobriram que a internet é uma ferramenta útil tarde demais e, no desespero de repercutir positivamente na web, acabaram por “encher o saco” de muita gente, inclusive eu e você, com spams nos emails e no twitter, por exemplo.

Nessa história, levou vantagem o candidato que já utilizava a internet como forma de expressão, mesmo que não fosse de forma profissional utilizada em campanha.

Aparentemente, os mesmos candidatos que “invadiram” a web em época de eleições (pasmem!) sumiram logo depois do dia da votação. A grande maioria dos políticos brasileiros até vêem a internet como forma de campanha, mas se negam a utilizá-la como marketing pessoal a médio e longo prazo. Pena.

Salienta-se que, após as eleições, todo o material de campanha tem de ser deletado por força da legislação eleitoral, mas isso não significa que o outrora candidato não possa possuir um site, blog e perfis em redes sociais falando do seu dia-a-dia político, expressando sua opinião sobre o mais variados temas, e criando um canal direto de comunicação com o cidadão.

Bem que os políticos sérios desse país poderiam considerar a internet como uma forma rápida e barata de expressão. Qual eleitor/cidadão não sente dificuldade em fiscalizar as ações de um político? Eu mesma, que sou graduada em Direito, uma amante do direito Constitucional/Administrativo e conhecedora de milhares de procedimentos burocráticos, sinto dificuldade em acompanhar a vida de alguma pessoa que exerça uma função política.

Não seria mais fácil digitar o nome da pessoa do Google e encontrar tudo que o político pensa em um blog bem escrito? Ou, então, pesquisar um assunto qualquer (volta da CPMF, por exemplo) e aparecer o nome de um deputado federal emitindo sua opinião de forma clara e acessível?

Claro que seria, mas isso não significa que seja sempre conveniente. Fortalecer a imagem de um político na internet exige muita, mas muita transparência.

A facilidade que o político tem de chegar no eleitor/cidadão é a mesma que o eleitor/cidadão tem de chegar no político. Se tal relação não for transparente, pode criar danos irreversíveis para a imagem da pessoa pública.

Diferente da TV, jornais e revistas, a internet dá a oportunidade para que qualquer pessoa se expresse e responda de forma negativa a alguma manifestação que foi mal interpretada.

Não se pode esquecer, ainda, que a internet tem sido a fonte preferida dos jornalistas e, qualquer mal entendido pode acabar estampando as páginas dos jornais escritos e chamadas na TV.

Claro que não se pode esperar que o político fique online 24 horas interagindo com os cidadãos. Normalmente, quem faz esse trabalho é alguém de sua assessoria. Afinal, o político tem que exercer a sua função pública e, seja qual for, irá demandar inúmeras viagens e reuniões. Porém, o político deve sempre ficar atento a tudo que é publicado com o seu nome, seja publicado pela sua assessoria ou não.

Um político com uma imagem digital bem aprimorada é sinal de seriedade em seu trabalho, independentemente, da sua visão política e alianças partidárias.

Porém, engana-se quem acha que a internet serve apenas para políticos com a imagem inabalada. A web tem servido, também, para recuperar a imagem de políticos envolvidos em escândalos como o Roberto Jefferson e o Zé Dirceu que utilizam o blog para demonstrar seus conhecimentos e dar suas alfinetadas.

Por fim, a internet, quando bem utilizada pelo político, pode ser tornar uma importante ferramenta na solidificação da democracia no Brasil e, se for administrada com estratégias a médio/longo prazo, naturalmente, trará mais votos nas próximas eleições. ;)

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