Gostou?

Share |

Tratado sobre a culpa ou Porra, culpa, porra!



Ok. Isso não é, nem de longe, um tratado. Apenas um desabafo.

De todos os sentimentos que já tive o (des)prazer de sentir, o mais indigno, mais cruel, mais desumano de todos é, de longe, a tal da culpa.

A culpa nos corrói por dentro, não nos deixa dormir o sono dos justos, fica alí, o tempo todo martelando na consciência, nos cobrando por algo que deveríamos ter feito ou que não deveríamos nem pensar em fazer.

O ódio, por exemplo, só é um sentimento ruim porque nos sentimos culpados em senti-lo, em saber que isso pode trazer algo de ruim para a alguém, ou até a nós mesmos.

É da culpa que a religião sobrevive. Fazemos merda todos os dias e nos sentimos culpados por isso. Saber que Deus nos perdoou é um alívio para a alma, um amenizador dessa culpa fdp que nos consome.

Com o perdão de Deus, nos sentimos bem e prontos para sair por aí e pecar novamente, nos sentiremos culpados e voltaremos aos braços de Deus chorando e pedindo perdão, e, sendo perdoados. É esse o ciclo de toda religião que conheci até hoje (e não foram poucas).

Existe aquela culpa irracional. Sabemos que não temos culpa de determinado acontecimento, mas mesmo assim nos sentimos culpados, mesmo sabendo que não poderíamos ter feito nada para impedir.

Mas, a culpa mais triste de todas é a culpa por não sentir culpa. Fizemos algo ruim ou fora dos padrões sociais. Deveríamos nos sentir culpados, com vergonha. Mas não. Não nos arrependemos e, ao fechar os olhos, faríamos o mesmo “erro” outra vez sem pestanejar. Deveríamos nos sentir culpado, mas não. E lá vem a culpa por não sentir culpa dos nossos “pecados”.

A culpa da qual realmente sou culpada, até consigo levar adiante com o coração sangrando. Porque essa culpa faz a gente aprender a dizer que ama uma pessoa antes que seja tarde demais. Aprende a maneirar a forma de falar determinadas coisas que precisam ser ditas para magoar o mínimo possível uma pessoa com quem tu nutres carinho.

A culpa pelos erros cometidos faz a gente aprender a viver e a conviver. Mas a culpa irracional e a culpa por não sentir culpa.... essas vêm para te sacanear mesmo.

2 Response to "Tratado sobre a culpa ou Porra, culpa, porra!"

  1. Nanda says:

    A culpa ainda é o pior dos sentimentos, tira o sono...

    Filipe says:

    Te entendo perfeitamente. Também me culpo por não me sentir mal em determinados acontecimentos que eu deveria sentir =/

    Bjs

Postar um comentário

Powered by Blogger