Gostou?

Share |

Um apelo ao Clésio Salvaro e Márcio Búrigo e a todos os interessados

Criciúma é uma cidade que vem cuidando das ruas, criando parques, mas, infelizmente, se esquecendo da saúde da população.

É triste quando esse tipo de coisa acontece com alguém que a gente ama muito, no caso meu pai.

Não é por nada não, mas já perdi minha mãe e meu pai é a única coisa que me lembra que tenho uma família.

Ele tem 67 anos, e teve que fazer três operações do osso do fêmur para substituir por uma prótese. Todas pelo SUS. Como não se faz esse tipo de cirurgia em Criciúma, ele foi encaminhado à Florianópolis.

A terceira operação na mesma prótese se deu por causa de um problema infeccioso. Os antibióticos via oral não deram jeito e a única forma encontrada foi “reabrir” o corte de 30 cm e aplicar o antibiótico “in loco”.

Operação feita com sucesso. Meu pai já está em Criciúma se recuperando e não pode andar por 45 dias até que o corte profundo cicatrize e para que a prótese possa se aderir ao corpo sem rejeição.

Parecia que estava tudo bem. A recomendação médica é que troque os curativos duas vezes ao dia, por 45 dias, por pessoa especializada, com material cirúrgico para que não infeccione novamente.

Fácil né? Não, em Criciúma. Me dirigi ao PAM e eles simplesmente disseram que não poderiam fazer tais procedimentos porque sairia caro. Que meu pai, que não pode sair da cama e tem que tomar banho de toalhinha e fazer xixi no penico, teria que ir ANDANDO até o PAM para realizar o curativo.

Detalhe: meu pai mora na mesma rua do PAM.

Meu pai está lá, agora, aos prantos. Olha, posso contar nos dedos as vezes que vi meu pai chorar. Meu pai não come mel, chupa abelha.

Fiz uma reclamação na ouvidoria na secretaria da saúde e até agora nada. Para dizer que o PAM não fez nada, ele me forneceu o material para que eu mesma fizesse o curativo em um corte cirúrgico de 30 cm.

Eles acham que quando me formei em direito, aprendi, também, técnicas especializadas em enfermagem cirúrgica.

Se os curativos não foram feitos de forma precisa, certamente, haverá outra infecção. E não é o secretário da saúde que vai ter ficar dopado a base de tramal e tomar triptanol para conseguir ter, pelo menos, três horas de sono diárias.

Então, senhor Salvaro e Márcio Búrigo, gostaria de saber porque construir o Parque das Nações é mais importante que a saúde da população que votou nos senhores. Afinal, dois curativos diários saem bem mais barato e não há complexidade nenhuma nisso, não é mesmo? É mais barato que o SUS ter que arcar com mais outra cirurgia para limpar uma futura infecção.

Prefiro acreditar que o senhor prefeito nem imagina que esse tipo de coisa aconteça, e, espero ainda, que quando ele souber, tome as medidas necessárias.

Afinal, com saúde não se brinca.

12 Response to "Um apelo ao Clésio Salvaro e Márcio Búrigo e a todos os interessados"

  1. Total apoio. Eu acho que a administração do Salvaro é o puro "pão e circo" e publicidade escancarada para se promover. Ele constrói praças, quebra e reconstrói o tempo todo aquela avenida ( nunca vi quebrarem tanto a avenida centenário), faz o parque das nações, muda o chão da Nereu... enfim, todas as obras que ele faz tem um propósito: atingir o olhar do cidadão. Como a saúde publica é visitada apenas porque está doente, de certa forma, uma minoria, ele deixa a ver navios. Meu pai também teve problemas de saúde ano passado e se nós não optassemos pelo particular, a situação dele poderia estar muito pior hoje. O hospital São José, que é um parque de diversão para os residentes da Unesc, bando de incompetentes, diga-se de passagem, sabem apenas festar e na hora de cumprir com a sua função, não sabe nem por onde começar.
    Espero que ele não se reeleja, pois se isso acontecer, no final dos oito anos, a unica coisa que vamos ter é um monte de praças e entulho da avenida que é reconstruída todo mês.

    mariana says:

    Eh Pri...bem assim!
    Meu pai precisa de proteses no joelho esquerdo, um ano na fila de espera!
    E como o Macaco ,sabiamente disse, Clésio e compania soh fazem obras que aparecem, puta marketing pessoal e o que realmente interessa eh eskecido!
    Não votei e não voto nele!!!

    Anônimo says:

    Infelizmente é nessa situação lastimável que se encontra a saúde pública da nossa cidade. Triste demais e até revoltante para nós que dependemos do SUS.
    Força para você e seu pai, e vamos torcer para que essa situação mude rápido pq da forma que está, muita gente ainda vai sofrer por tamanho descaso dos superiores.

    João says:

    Concordo em termos. Não se deve questionar porque ele faz isso e não aquilo...Ou isso é mais importante e não isso...Enfim, não me parece que ele esteja brincando com a saúde, apenas não está atendendo uma necessidade que é sua. Ele deve ter mais atenção com a saúde para que pessoas como seu pai tenham todo o auxilio necessário. Talvez "chupar a abelha" não seja a solução, mas um projeto (aproveitando todo o amplo conhecimento de sua formação), uma proposta, uma ideia que você ofereça pode mudar ou melhor, fazer com que algo aconteça para casos como o seu.

    Anônimo says:

    APOIO OS BURACOS QUE ELE ESTA FAZENDO PARA ACABAR COM AS ENCHENTES !MAS ACHO MUITA PRAÇA PARA POUCA SAÚDE!AGORA ELE TA QUERENDO FAZER UM TELEFÉRICO NO MORRO DO CÉU , PRA QUE? CRICIUMA NAO É CIDADE TURISTICA , SÓ QUEM VAI FREQUENTAR ISSO É A POPULAÇAO DAQUI ATÉ ENJOAREM , DEPOIS FICA POR CONTA DOS VANDALOS , ELE QUE AO INVES DE TELEFERICO ,VAI É COLOCAR UMAS PASSARELAS NA AVENIDA CENTENARIO , PRINCIPALMENTE EM FRENTE A RODOVIARIA POIS ALI JA TEVE MUITA GENTE ATROPELADA!E A SAUDE NEM SE FALA , SE TU NAO PAGAR NO PARTICULAR MORRE AS MINGUAS , POIS NO HOSPITAL SAO JOSE E STA CATARINA SÓ TEM FILHINHO DE PAPAI RECEM FORMADO EM MEDICINA , QUERENDO SE APARECER DESFILANDO DE JALECO NOS CORREDORES E FALANDO PARA OS OUTROS QUE SAO MEDICOS.VERGONHA!!!

    Anônimo says:

    Infelizmente Criciúma não conta com 100% de cobertura de Unidades de Saúde da Família e é isso que acontece! Algumas áreas ficam descobertas e não podem ou não dá de realizar visita domiciliar para tais procedimentos. O que resta é cobrar mesmo da administração municipal.

    Anônimo says:

    OII

    Anônimo says:

    CONCORDO COM OS BURACOS PARA AJUDAR A EVITAR AS ENCHENTES !MAS ACHO QUE ELE TEM QUE SE PREOCUPAR COM OUTRAS COISAS ! SAUDE E SEGURANÇA ! AO INVES DE FAZER TELEFERICO NO MORRO DO CÉU , ELE QUE FAÇA UMAS PASSADEIRAS NA AVEINIDA CENTENARIO DE PREFERENCIA EM FRENTE A RODOVIARIA ,POIS JA TEVE MUITO ATROPELAMENTO ALI .E TB MELHORAR A SAUDE, POIS O HOSPITAL SAO JOSE E STA CATARINA SÓ TEM FILHINHO DE PAPAI RECEM FORMADO EM MEDICINA E ESTAGIARIOS , DESFILANDO NOS CORREDORES COM OS SEUS JALÉCOS , SÓ PARA DIZER QUE SAO MEDICOS ! MEDICOS INCOPETENTES O BRASIL TA CHEIO QUEREMOS GENTE SERIA! AS PESSOAS SAEM PELOS BURACOS E JANELAS DE TANTA GENTE NO SUS ! SE QUISER UMA COISA MELHOR TEM QUE IR PARA O SAO JOAO , QUE É TUDO PAGO! VERGONHA!

    Anônimo says:

    Com a Palavra, o Sec de Saude de Criciuma!

    Anônimo says:

    Força na sua luta. Acredito que a administração pública tanto municipal quanto a estadual e federal precisam melhorar a assistência à saúde. Praças, parques e reformas são tão importantes quanto as outras áreas, não podemos voltar nossos olhos somenta para os problemas que nos afetam. Mas confesso que é revoltante assistir ao sofrimento das pessoas em unidades de saúde pública e perceber o descaso das autoridades.
    Digo autoridades por que personificamos esta situação sobre a pessoa do Clésio e do Márcio (e devem ser responsabilizados) e acabamos "inocentando" uma corja de incompetentes que que se esconde atrás de gabinetes sem o menor preparo para exercer suas funções, incluindo neste montante alguns funcionários públicos que não fazem parte do governo.
    No seu caso não se pode ignorar a falta de bom senso por parte dos funcionários do PAM (enfermeiros e superiores). Pois embora a Burocracia seja burra o suficiente para impedir o atendimento fora da unidade de saúde, as pessoas deveriam ao menos se perguntar se o atendimento na mesma rua que o PAM é realmente impossível de acontecer. "o método sobrepoe a razao" esse é um mal que infelismente assola grande parte do serviço público.
    E quanto às passarelas na avenida, eu discordo de sua necessidade. Pois temos diversas faixas de pedestres e semáforos ao longo da Av. Centenário. o problema é que a sociedade criciúmense é desprovida de educação o suficiente para não utilizar as faixas e para nao parar o carro nelas.

    Abraço. Melhoras ao seu pai e força na sua luta, ela é de todos nós.

    Tássia Búrigo says:

    Força Pri! Já vi que o Clésio entrou em contato contigo. Espero que algo se resolva realmente! E não somente neste ano de eleição...
    Beijo grande.

    Anônimo says:

    VOCE VAI ME DESCULPAR MAS FAIXA DE SEGURANÇA? KKKKKKK AQUILO SAO FAIXAS DA MORTE! PASSA NUMA FAIXA DESSA PARA VER ONDE TU VAI PARAR! DIRETO NO CEMITERIO , NA AVENIDA CENTENARIO AS FAIXAS SAO BEM LONGE UMA DAS OUTRAS SÃO SÓ ONDE TEM SEMAFOROS ! UMA PESSOA QUER ATRAVESSAR A RUAEM FRENTE AO CRISUL HOTEL TEM QUE IR QUASE LA PERTO DA ANGELONI OU ENTAO LA NA ESQUINA DA CRECHE DO LAPAGESSE ! AI ME POUPEM NÉ!!!

Postar um comentário

Powered by Blogger